Pular para o conteúdo principal

Pare, olhe, escute - Mostra de cinema em Cachoeiro de Itapemirim vai falar sobre trens

A famosa placa  com os dizeres "Pare, olhe, escute", facilmente encontrada em locais onde há trânsito sobre linhas férreas, inspirou uma mostra de cinema, em Cachoeiro de Itapemirim, com filmes que falam sobre trens ou que tenham elementos ligados aos trilhos como pate significativa das obras que serão exibidas. O Festival acontece nos dias 12 e 13 de outubro e está com inscrições abertas até o dia 30 de junho.

Para se inscrever, é preciso que o filme tenha o trem como elemento significativo e que o filme tenha até 20 minutos, independente do ano de finalização.

A ideia é levar para a antiga estação de trem filmes que remetam à memória de um tempo em que o transporte de passageiros era feito sobre trilhos. "Muitas histórias foram vividas entre vagões, ao apito do trem, ou na expectativa de sua chegada e partida", contam os idealizadores da mostra Renan Bossois e Ériton Berçaco.

Durante os dias 12 e 13 de outubro, sexta e sábado com feriado nacional, a antiga estação de trem, no centro da cidade de Cachoeiro, terá sala de cinema, espaço para bate-papo, oficinas e apresentações musicais. Será uma excelente oportunidade para 'parar, olhar e ouvir histórias', ficcionais ou documentais, que têm o trem como referência direta ou tangencial. 

O local escolhido, a antiga Estação Ferroviária, comemora 115 anos em 2018. A mostra vem para somar às comemorações desse espaço tão importante para a cidade de Cachoeiro. Ponto de chegada e partida de muitos viajantes, comerciantes, o local foi estratégico para o desenvolvimento econômico da cidade. Atualmente, a estação está desativada, mas abriga o museu  o Museu Ferroviário Domingos Lage, aberto à visitação. O prédio é um marco arquitetônico e histórico. "Levar a mostra para este espaço, com filmes sobre a temática do local, fará com que o público resgate a memória de um tempo em que andar de trem era algo comum na região.

Mostras

Além da Mostra Competitiva de Curtas, que premiará com o troféu Luz - especialmente criado pelo artista plástico Bruno Salvador, para o Festival -, haverá a mostra Nos Trilhos do Cinema, voltada para alunos da rede pública de ensino. Filmes de longa metragem, que têm o trem como tema, serão exibidos para alunos em sessões cineclubistas, com debate sobre a narrativa e elementos que compõem a realização cinematográfica. Os alunos que participarão das sessões e dos debates terão oficina sobre linguagem audiovisual.

A ideia é estimular o interesse por obras audiovisuais e promover o debate e o pensamento crítico sobre o que essas obras discutem. A partir desse diálogo, espera-se que os alunos se sintam parte de algo maior, como olhar o mundo também pela lente do cinema e discutir formas de se promover ações que possam tornar o mundo melhor.

Os interessados em inscrever seus filmes, podem acessar a página do festival https://www.facebook.com/mostrapareolheescute ou enviar e-mail para mostrapare@gmail.com
Contato por telefone ou Whatsapp: 027 99911 7868


Comentários

  1. Esse conto de minha autoria versa obre cinema e locomotivas. Se houver algum interesse em divulga-lo no contexto desta originalíssima Mostra, sintam-se autorizados. E obrigado por ler-me! Lenha na caldeira!
    http://cassianoribeiro.blogspot.com/2015/10/o-ultimo-trem-do-sertao-p-andre-setaro.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REGULAMENTO

PARE, OLHE, ESCUTE Mostra de cinema na antiga Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim – ES 12 e 13 de outubro de 2018 A mostra   Pare, Olhe, Escute , que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro na antiga Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim - ES, abre inscrições para seleção de filmes da  Mostra Competitiva 2018 . Para se inscrever é preciso que a obra tenha alguma relação significativa com os elementos “trem, ou, estação de trem, ou, linha férrea” e que desperte o olhar do público para sensações que expressem identidade com esse universo. Apenas filmes de curta-metragem, com duração máxima de 20 minutos, comporão a mostra competitiva. O local escolhido para a mostra, a antiga Estação Ferroviária, faz 115 anos em 2018. Ponto de chegada e partida de muitos viajantes, comerciantes, o local foi estratégico para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Atualmente, a estação está desativada, mas continua tendo destaque como marco histórico, arquite

Divulgação

Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, a antiga Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim receberá a mostra de cinema "Pare, olhe, escute". Filmes de curta e longa-metragem de oito estados brasileiros, incluindo uma produção da Holanda, participarão da mostra. O público também pode participar de oficina de cinema, bate-papo, mesa-redonda, lançamento de livros de autores capixabas e sessões especiais. Um dos pontos altos é a exibição do documentário Divina Luz, de Ricardo Sá, sobre a ilustre cachoeirense Luz Del Fuego. O filme tem percorrido importantes festivais de cinema no Brasil e no Exterior e é inédito na capital secreta do mundo - carinhoso apelido da cidade de Cachoeiro. Os melhores filmes, escolhidos por um júri técnico, receberão o troféu Luz e prêmio em dinheiro. Programação 12/10 (SEX) 10h as 13h Oficina de roteiro para cinema - com os cineastas Paulo Sena e Emerson Evêncio 14h30 Mostra competitiva de curtas-metragens "Painho e o trem", de Mery